BOLO DE LARANJA, PASSAS E NOZES

Um dos meus bolos básicos preferidos é o de sabor laranja. Motivado pelo resultado obtido na deliciosa receita de "bolo de laranja, abacaxi e nozes", resolvi pesquisar e testar uma receita diferente de bolo de laranja. Assim, pesquisando na internet, encontrei uma receita de "bolo de laranja com cranberry", no site americano Joy of Bakingque é muito fácil de preparar, além de parecer deliciosa. No entanto, como o cranberry não é muito comum e fácil de encontrar, além do preço ser um pouco mais caro, resolvi substituí-lo por passas brancas.

O que mais me chamou a atenção nessa receita foi o fato de ter como ingrediente a essência de baunilha. Além disso, a quantidade de óleo vegetal (ou manteiga, se preferir) é bem menor em relação a outras receitas de bolo que costumo preparar. Fiquei curioso pra ver o resultado final. Me deu água na boca só de imaginar. Hehehe. O sabor da laranja misturado com as nozes, as passas e o toque especial da baunilha só poderia ficar delicioso. E ficou mesmo! Um delicioso e diferente bolo de laranja. Testado e aprovado com louvor! Hummmmmm.

Vou passar a receita que preparei, que foi adaptada do site Joy of Baking

É bem simples e rápida de preparar.


BOLO DE LARANJA, PASSAS E NOZES





INGREDIENTES:

2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo tradicional (sem fermento)
3/4 xícara de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
50g de nozes picadas grosseiramente 
100g de passas brancas
1 colher de sopa de raspas de laranja
1/2 colher de chá de sal
1/3 xícara de óleo vegetal
2 ovos
200ml de suco de laranja
1 colher de chá de essência de baunilha


MODO DE PREPARO:

Primeiramente, coloque as passas em um recipiente cobertas com água, por um tempo mínimo de 10 minutos. Esse é um segredinho para que as passas fiquem hidratadas e mais macias. Após esse período, escorra a água usando uma peneira.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, unte uma forma de bolo inglês ou de pão de forma. Usei uma forma com dimensões aproximadas de 25 x 9 x 7,5 cm. Para untar, use apenas um pouco de óleo vegetal ou então manteiga (nesse caso, polvilhe com farinha de trigo).

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, as raspas de laranja, as nozes, as passas e o sal. Reserve. Para dosar corretamente as medidas de cada ingrediente, é aconselhável o uso de um copo medidor.

Em outro recipiente, bata o ovo ligeiramente. Junte o óleo, o suco de laranja e a essência de baunilha. Despeje sobre a mistura de farinha e misture. Porém não misture muito, apenas o suficiente para que os ingredientes se incorporem. A massa vai ficar um pouco pesada e meio carocenta, diferente de um bolo tradicional. Isso é normal.

Despeje a mistura na forma de bolo e leve pra assar. O tempo total no forno varia entre 50 a 60 minutos. Retire o bolo do forno, deixe esfriar totalmente e desenforme. 

Pronto! Agora é só se deliciar!

Essa é outra receita bem fácil, não é mesmo?

Tenho certeza de que vocês irão gostar!

Experimentem!

Comentários

Postagens mais visitadas