BOLO DE BANANA, CHOCOLATE E NOZES

Quem gosta de bolo de chocolate e bolo de banana vai adorar essa receita, que é uma combinação das duas. O sabor final é surpreendente. Mais uma delícia que testei. É o tipo de bolo que não tem como não gostar!

Na minha opinião, os bolos que são feitos com frutas ou com chocolate são os melhores. E com certeza uma combinação de fruta com chocolate tem tudo para ser uma delícia também. Quando vi a receita de "bolo de chocolate e banana" no site americano Joy of Baking, resolvi experimentar. Além de chocolate e banana, a receita também leva nozes, gotas de chocolate e baunilha. Ou seja, é um bolo bem incrementado. Hummm! Já comecei a imaginar o sabor desse bolo antes mesmo de fazer. Hehehe.

A receita é muito simples. Sem segredos. Fiz poucas alterações em relação à receita original. Usei óleo vegetal, ao invés de manteiga derretida, por ser mais saudável e por combinar bastante com banana e chocolate. Também coloquei um pouco mais de gotas de chocolate para ficar ainda mais gostoso. Hehehe. Como eu não tinha cacau em pó no dia que testei a receita, resolvi usar um achocolatado de boa qualidade. Gosto de usar o achocolatado light por ter menos açúcar e um sabor mais acentuado do chocolate em comparação à versão tradicional. E mesmo o achocolatado contendo uma certa quantidade de açúcar, tive que reduzir a quantidade de açúcar da receita para 3/4 xícara de chá. Mas o ideal é usar o cacau em pó, como aquele dos dois frades, por exemplo, e poderia manter a quantidade de açúcar original da receita que é 1 xícara de chá. O importante é sempre usar produtos de boa qualidade, pois isso vai permitir um resultado de melhor qualidade também, né?

O bolo ficou delicioso. Uma combinação perfeita da banana com o chocolate e as nozes. Foi aprovado por mim e por minhas cobaias. Hehehe.

Vou passar agora a receita, que foi adaptada do site Joy of Baking

Experimentem!


BOLO DE BANANA, CHOCOLATE E NOZES




INGREDIENTES:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de cacau em pó
1 xícara de chá de açúcar (mascavo, de preferência)
1 colher de chá de fermento químico em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
50g de nozes picadas grosseiramente
1/2 a 1 xícara de chá de gotas de chocolate (ao leite, meio amargo ou branco)
2 ovos grandes
1/2 xícara de chá de óleo vegetal ou manteiga sem sal derretida
3 bananas nanicas grandes e maduras
1 colher de chá de essência de baunilha


MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, unte uma forma de bolo inglês ou de pão de forma. Usei uma forma com dimensões aproximadas de 25 x 9 x 7,5 cm. Para untar, use apenas um pouco de manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Em uma tigela grande, misture a farinha, o achocolatado, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve. Para dosar corretamente as medidas de cada ingrediente, é aconselhável o uso de um copo medidor.

Em outro recipiente, junte o óleo, os ovos ligeiramente batidos e a baunilha. Amasse as bananas com um garfo e misture com os outros ingredientes líquidos. Com relação à banana, prefiro usar a nanica (também conhecida como banana d'água), mas a banana prata é uma ótima alternativa.

Por último, adicione a mistura dos líquidos à mistura da farinha. Junte as gotas de chocolate e as nozes. Misture tudo, mas não misture muito, apenas o suficiente para que os ingredientes se incorporem.

Despeje a mistura na forma de bolo e leve pra assar. O tempo total no forno varia entre 50 a 60 minutos, o que vai depender do forno de cada um. Retire o bolo do forno, deixe esfriar totalmente e desenforme. 

Pronto! Agora é só saborear!

Tenho certeza de que vocês irão gostar!

Comentários

  1. Eu fiz o bolo e ficou delicioso! Obrigada pela receita. Só troquei o achocolatado pelo cacau puro, pois não tinha em casa. Então coloquei uma colherinha a mais de açúcar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Clarice! Você fez a escolha certa. Dê preferência sempre ao cacau em pó. Use o achocolatado só no caso da falta do cacau. Vou até atualizar a receita. Obrigado.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas