PÃO DE QUEIJO


O pão de queijo sempre me faz lembrar dos meus tempos de infância em Minas, da época de faculdade em São João Del Rei, nas paradas nas estradas de Minas para comprar essa delícia e até mesmo de uma época em que eu praticamente comia pão de queijo todos os dias. Hehehe. Enfim, só ótimas recordações. Demorou, mas finalmente consegui postar a receita dessa iguaria mineira, que inclusive me inspirou na escolha do nome desse blog. 

O pão de queijo é um produto tradicionalíssimo mineiro, que não faz sucesso apenas no nosso país. Muitas empresas nacionais fabricam e exportam pães de queijos congelados para diversos países. É muito difícil alguém resistir a um pão de queijo quentinho, cheiroso e saboroso, saindo do forno, né? Acho que isso é impossível. Hehehe.




Existem diversas receitas diferentes de pão de queijo, com uma grande variação dos ingredientes e do tipo de queijo utilizados, o que influencia bastante o resultado final. Algumas receitas usam o polvilho doce, outras o polvilho azedo e outras usam uma mistura de ambos. O queijo é o ingrediente principal, responsável pelo sabor marcante e delicioso do pão de queijo. Os tipos mais utilizados são o queijo minas curado ou o queijo minas padrão, incluindo ainda o queijo parmesão.

Já tive a oportunidade de experimentar algumas receitas de pão de queijo e pude perceber que o resultado obtido varia bastante, tanto no sabor, quanto na textura. Até que um certo dia desses, estava assistindo na TV o programa A Confeitaria do Canal Bem Simples, e um dos apresentadores, o Rogério Shimura, estava ensinando uma receita de "pão de queijo" e dando dicas excelentes. Segundo ele, cada tipo de polvilho tem uma função específica no preparo do pão de queijo. Enquanto o polvilho azedo é responsável pela fermentação, o polvilho doce garante a maciez do pão de queijo. Portanto, o ideal seria utilizar uma combinação de ambos. Essa explicação me convenceu totalmente e foi suficiente para que eu me aventurasse no preparo desse pão de queijo. Hehehe. Feito o teste, o momento mais aguardado foi experimentar o pão de queijo saindo do forno. Nossaaaa! Com certeza, foi um dos mais gostosos que comi na vida. Sem dúvida alguma.

Outra dica super prática do Rogério Shimura foi a de fazer pães de queijos prensados na hora. É só fazer bolinhas com a massa e colocar em uma sanduicheira elétrica ou máquina de waffle. Além de agilizar o preparo, isso permite que você possa armazenar a massa na geladeira e preparar os pães de queijo na hora que quiser. Sem falar que fica uma delícia comer pão de queijo quentinho e feito na hora, né? Vale a pena experimentar.

E aí, será que alguém vai conseguir resistir a essa delícia? Hehehe.


PÃO DE QUEIJO




INGREDIENTES:

300g (1 e 1/4 xícara de chá) de polvilho azedo
200g (1 xícara de chá) de polvilho doce
1 colher de chá (10g) de sal
75g (1/2 xícara de chá) de óleo vegetal
300ml de leite
75g de ovos (aproximadamente 2 ovos pequenos, ou o suficiente para que a massa fique num ponto que dê para enrolar e quase grudando nas mãos)
250 a 300g de queijo minas meia cura ralado
50g de queijo parmesão ralado


MODO DE PREPARO:

Para dosar corretamente as medidas de cada ingrediente em gramas, é aconselhável o uso de uma balança digital para cozinha. Apesar de não ser muito comum ter em casa uma balança, vale à pena adquirir uma. Elas quebram um galho danado. Como alternativa pode ser usado um copo medidor para as medidas em xícaras ou ml. Vale ressaltar que, para esse caso, as medidas foram aproximadas por mim. As medidas em gramas são mais exatas e são da receita original. Foram essas que usei. Vale lembrar também que medir a quantidade de ovos em gramas não é muito usual, pelo menos para mim que sempre usei ovos em unidades. É importante adicionar a quantidade certa de ovos nessa receita, pois a massa fica perfeita. Para mais informações sobre como pesar ovos em gramas, clique aqui.

Primeiramente, coloque o leite e o óleo para ferver em uma panela. Então, em uma tigela grande, misture o polvilho azedo, o polvilho doce e o sal. Despeje sobre essa mistura, o leite com o óleo fervido. Mexa bastante com uma espátula e deixe esfriar.

Em seguida, junte os ovos (eles só podem ser acrescentados após a massa esfriar, senão serão cozidos pelo calor) e trabalhe a massa com as mãos até que a mesma fique uniforme. Despeje a massa sobre uma mesa ou bancada e acrescente os queijos minas meia cura e parmesão. Mexa bastante com as mãos até os queijos se incorporem à massa.
  
Faça bolinhas com a massa do tamanho que desejar. Costumo fazer bolinhas de aproximadamente 50g. Coloque as bolinhas em uma forma untada com manteiga.

Por fim, pré-aqueça o forno à temperatura de 190°C. Leve para assar por aproximadamente 40 minutos ou até que os pãezinhos fiquem dourados. Esse tempo, claro, vai depender do forno de cada um.

Quem quiser também pode colocar as bolinhas em uma sanduicheira elétrica ou máquina de waffle. Duas bolinhas de 50g costumam ficar prontas em até 8 minutos. Vejam o resultado na foto abaixo. Hummm! Me deu água na boca só de lembrar. Hehehe.



Comentários

  1. Delícia!!!!!!! Vou ver se faço essa sua receita hoje :)
    Tava esperando ela por aqui hihihihi
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. É uma delícia mesmo, Marianne! Hehe.
    Se precisar de ajuda é só me avisar.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas