BOLO DE ABÓBORA

A abóbora é um alimento bastante nutritivo e versátil, podendo ser usada em muitas receitas deliciosas, como sopas, pães, pudins, mingaus, tortas, biscoitos, bolos, barras de cereais, entre outras. Nos Estados Unidos, por exemplo, a torta de abóbora é um prato típico na comemoração do Dia de Ação de Graças.

Sempre que pesquisava por receitas de bolos e muffins em sites americanos, encontrava diversas receitas com abóbora. Nunca tinha feito um bolo de abóbora e resolvi testar. Acabei virando fã, pois é uma delícia. É um bolo rico em sabores e aromas, pois leva canela, cravo, gengibre e raspas de laranja, que dão um toque todo especial. Sem falar que fica com uma cor bem bonita.

A minha receita foi baseada naquela apresentada no site Joy of Baking, que é um bolo de abóbora com cranberry. Fiz alguns testes, modificando um pouco a quantidade e o tipo de ingredientes de acordo com o meu gosto, incluindo ainda o uso da farinha de trigo integral para deixá-lo um pouco mais saudável. Caso não queira usar a integral, use a comum mesmo. E apesar da receita original levar cranberry, também pode-se usar passas ou até mesmo gotas de chocolate. Uso mais as passas porque são as mais fáceis de ter em casa.






Sou até suspeito para dizer, mas a receita foi aprovada por todos que experimentaram! Vale a pena conferir! Hummm!

A foto abaixo é de um bolo feito com abóbora japonesa e gotas de chocolate!


BOLO DE ABÓBORA






INGREDIENTES:


1 xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de farinha de trigo integral
3/4 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de fermento químico em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de raspas de laranja
1 xícara de chá de purê de abóbora*
1/2 xícara de chá de óleo vegetal
1 colher de chá de essência de baunilha
1/4 xícara de chá de suco de laranja
2 ovos grandes
100g de uvas passas pretas (pode substituir por cranberry ou gotas de chocolate)

pode ser qualquer tipo de abóbora (moranga, pescoço, jacaré ou japonesa)


MODO DE PREPARO:

Primeiramente, cozinhe a abóbora, de preferência no vapor (usei uma cuscuzeira), e bata no mixer de mão ou amasse com um garfo para virar um purê. O tempo de cozimento da abóbora é muito rápido e ela fica bem macia. Deixe esfriar.

Coloque as passas em um recipiente cobertas com água, por um tempo mínimo de 10 minutos. Esse é um segredinho para que as passas fiquem hidratadas e mais macias. Após esse período, escorra a água.

Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, unte uma forma de bolo com furo no meio de 22 cm ou então um forma de bolo inglês com dimensões aproximadas de 25 x 9 x 7,5 cm . Para untar, use apenas um pouco de manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Em uma tigela grande, misture as farinhas, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, a canela, o cravo, o gengibre, o sal e as raspas de laranja. Reserve. Para dosar corretamente as medidas de cada ingrediente, é aconselhável o uso de um copo medidor e de colheres medidoras. Em outro recipiente, misture os ovos levemente batidos, o óleo, o suco de laranja, a baunilha e o purê de abóbora.

Para finalizar, adicione a mistura dos líquidos à mistura dos ingredientes secos. Junte as uvas passas. Misture tudo, mas não muito, apenas o suficiente para que os ingredientes se incorporem.

Despeje a mistura na forma de bolo e leve pra assar. O tempo total no forno é de aproximadamente 45 minutos, o que vai depender do forno de cada um. Retire o bolo do forno, deixe esfriar totalmente e desenforme.

Pronto! Agora é só saborear esse bolo delicioso e aromático!

Comentários

Postagens mais visitadas