BOLO DE FUBÁ

Como já diria a Rita Lobo, quem resiste a um bolo de fubá bem quentinho? Difícil, né? Sem falar que bolo de fubá tem cara de comida simples de fazenda. Perfeito para comer junto com café. Hummm!





É a segunda receita de bolo de fubá que posto aqui no blog. Para ver a primeira, clique aqui.  Essa nova receita foi adaptada do site Panelinha da Rita Lobo. As únicas modificações foram a redução da quantidade de açúcar e óleo e o aumento da quantidade de leite. Foi apenas uma maneira de deixar o bolo menos gorduroso e menos doce. Quem quiser, pode fazer a receita do Panelinha que também é uma delícia.


Vale destacar também que, o bolo ficará ainda melhor se for utilizado o fubá moído (fubá comum), obtido a partir da moagem de milho amarelo ou milho branco. Tanto a textura quanto o sabor serão diferenciados, com cara de comida feita na fazenda. No interior de Minas, por exemplo, é fácil de encontrar o fubá moído, mas nas grandes cidades, como no caso do Rio de Janeiro, é mais fácil de encontrar o fubá industrializado (fubá mimoso), aquele vendido em supermercados. Algumas informações sobre o fubá podem ser encontradas no site do Atelier Gourmand. Confiram!

Por fim, não posso deixar de mencionar que a receita leva sementes de erva-doce, que fazem toda a diferença. Há quem não goste, mas para mim, bolo de fubá sem erva-doce não é a mesma coisa.

Vale a pena experimentar esse bolo simples e delicioso!


BOLO DE FUBÁ





INGREDIENTES:


1 e 1/2 xícara de chá de fubá (preferencialmente o fubá moído, mas pode ser o mimoso)

1 xícara de chá de farinha de trigo
1 e 1/4 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de óleo
4 ovos
1 colher de sopa de sementes de erva-doce


MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, unte uma forma de bolo redonda com furo no meio de 24cm.  Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.


Em uma tigela grande, misture os ovos, o leite e o óleo até ficar bem lisa. Ou então, bata tudo no liquidificador. Em outra tigela, misture a farinha, o fubá e o sal. Em seguida, vá adicionando aos poucos a mistura da farinha à mistura dos líquidos. Mexa com um batedor de arame até a massa ficar lisa. Por último, misture as sementes de erva-doce e o fermento.


Despeje a mistura na forma de bolo e leve para assar por aproximadamente 40 a 50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva em seguida.

Ótimo para comer ainda bem quentinho!



Comentários

Postagens mais visitadas