BOLO DE LIMÃO SICILIANO COM IOGURTE

Vou compartilhar aqui um dos meus bolos preferidos, que é o bolo de limão siciliano com iogurte, ou também conhecido como Lemon Yogurt Cake. O sabor ácido e o perfume do limão siciliano fazem dele um ingrediente muito especial e perfeito para muitas preparações, principalmente as guloseimas de confeitaria. Esse bolo de limão é simplesmente fantástico. Ele não é só delicioso, mas é muito fácil e rápido de preparar e pode ser feito totalmente à mão.

Testei algumas receitas e vou postar a que mais gostei. Essa receita tem um segredo que a deixa ainda mais especial e diferenciada. Em uma das etapas da preparação, deve-se juntar as raspas do limão siciliano com o açúcar cristal e massagear suavemente. Isso faz com que todos os óleos essenciais e o aroma do limão sejam liberados. Muito tranquilo, não?

O bolo por si só já é delicioso, mas a cobertura é outro detalhe que faz toda a diferença. Fica um sabor bem azedinho e também delicioso. 

Não é todo mundo que gosta de bolo de limão, mas quem comer esse bolo vai mudar de ideia com certeza! Hehehe.


BOLO DE LIMÃO SICILIANO COM IOGURTE




INGREDIENTES:


Massa:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1 xícara de iogurte natural integral
1/2 xícara de chá de óleo vegetal 
3 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
Raspas de 2 limões sicilianos


Cobertura:

1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
Raspas de limão siciliano (opcional)


MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo com furo no meio de 22 cm ou então uma forma de bolo inglês com dimensões aproximadas de 25 x 9 x 7,5 cm. Polvilhe com farinha de trigo.


Em uma tigela grande, adicione o açúcar e as raspas de limão siciliano. Nesse instante está o grande segredo do bolo, que é massagear com as mãos as raspas com o açúcar até que o açúcar fique úmido. Conforme mencionei anteriormente, esse processo libera os óleos e o aroma das raspas de limão. Em seguida, junte o iogurte e misture um pouco. Adicione o óleo e misture novamente. Por fim, junte os ovos e a baunilha e misture até que fique bem homogêneo.


Em outra tigela, misture os demais ingredientes secos, ou seja, a farinha, o fermento e o sal. 

Agora junte a mistura da farinha à mistura líquida aos poucos e vá mexendo até que a massa fique homogênea.

Despeje a mistura na forma de bolo e leve para assar por aproximadamente 40 a 50 minutos, ou então, teste com um palito no meio do bolo que deve sair limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

Com o bolo frio e desenformado, prepare a cobertura. Basta misturar o açúcar de confeiteiro com o suco de limão até que fique homogêneo. Em seguida, despeje essa mistura sobre o bolo. Se quiser ainda pode jogar mais um pouco de raspas de limão sobre a cobertura, mas não tem necessidade. É opcional. Deixe a cobertura secar e pronto. 

Agora é só experimentar esse bolo fantástico! Um dos meus preferidos!

Comentários

Postagens mais visitadas