MUFFIN DE CHOCOLATE

As receitas que mais gosto de preparar ou experimentar são as de muffins. Além de preparo rápido, os muffins são práticos e ideais para comer em qualquer hora do dia. Meus preferidos são os que levam frutas, mas os de chocolate também são uma delícia!

Já testei algumas receitas de muffin de chocolate e a que mais gostei foi a que está logo abaixo. Essa receita leva um ingrediente muito utilizado nos Estados Unidos, que é o buttermilk. Apesar de não ser muito comum por aqui, existe uma maneira caseira de prepará-lo. É só misturar leite integral com suco de limão ou vinagre. Simples, não? O nome original da receita é Chocolate Delight Muffins. Para visualizar, clique aqui

Vale destacar também que essa receita leva manteiga, mas pode ser usado óleo vegetal. No entanto, o sabor com a manteiga fica beeeem melhor. Outra coisa, se quiser pode usar adoçante em pó de uso culinário ao invés do açúcar. O resultado também fica delicioso. Hummmm!

Então é isso. Espero que gostem. 



MUFFIN DE CHOCOLATE




INGREDIENTES:

xícara de chá de farinha de trigo
3/4 xícara de chá de farinha de trigo integral
1/2 xícara de chá de cacau em pó
3/4 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara de chá de gotas de chocolate
1 ovo grande
1/2 xícara de chá de manteiga derretida
1 colher de chá de essência de baunilha
1 xícara de chá de buttermilk*

Para preparar o buttermilk caseiro, basta juntar 1 xícara de chá de leite integral com 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre. Deixe agir por 10 a 15 minutos. A aparência vai ser um leite talhado e mais grosso. Pode acontecer do leite não talhar totalmente, mas pode usar na receita mesmo assim.


MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno à temperatura de 180°C. Em seguida, distribua as forminhas de papel na forma própria para assar 12 muffins. Não é necessário untar a forma.

Em um recipiente grande, adicione os ingredientes secos, ou seja, as farinhas, o cacau, o açúcar mascavo, o bicarbonato e o sal. Misture tudo e reserve. Em outro recipiente, junte a manteiga derretida, o buttermilk, os ovos ligeiramente batidos e a baunilha. 

Adicione a mistura dos líquidos à mistura da farinha. Não misture muito, apenas o suficiente para que os ingredientes se incorporem. Por fim, junte as gotas de chocolate e misture mais um pouco. Quanto menos mexer, melhor. Distribua a mistura nas 12 forminhas de papel. Em média, são duas colheres de sopa para cada muffin. 

Leve para assar por um tempo entre 25 a 30 minutos, o que vai depender do forno de cada um. Retire do forno. Deixe esfriar por pelo menos 10 minutos para retirar os muffins da forma própria. Prefiro deixar esfriar totalmente para saborear. A dica é comer no dia seguinte, pois o sabor fica muito melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas