PÃO INTEGRAL COM CANELA

Pão caseiro é tudo de bom. Para quem ama comer pão, não tem coisa melhor do que fazer o seu próprio pão em casa. Além do sabor especial, não tem conservantes e é bem mais saudável. E para quem ainda quer ter mais benefícios com a alimentação, uma ótima opção é o pão integral acrescido de cereais e rico em fibras.

Conforme já postei aqui anteriormente, uma ótima receita é a do pão integral com cereais. A ideia agora foi incrementar ainda mais o sabor desse pão. A receita é a mesma, porém foi adicionado um recheio de açúcar mascavo com canela, baseado na receita do delicioso e famoso cinnamon roll (rolinho de canela). 

O resultado ficou sensacional. O sabor e o aroma da canela deixam esse pão ainda mais delicioso. Vale a pena se aventurar no preparo desse pão. Recomendo fortemente. 

Mãos à massa, pessoal!


PÃO INTEGRAL COM CANELA




INGREDIENTES:

Massa:

3 e 1/4 xícaras de chá de farinha de trigo branca
2/3 xícara de chá de farinha de trigo integral
3/4 xícara de chá de farinha de centeio
1/2 xícara de chá de aveia laminada grossa
1/2 xícara de chá de linhaça
1/4 xícara de chá de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de cacau em pó (opcional para dar uma cor mais escura ao pão)
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de sal  
1 e 1/2 colher de sopa de mel
10g (1 sachê) de fermento biológico seco (ou 30g de fermento biológico fresco)
1 ovo
200ml de água
110ml de leite
Aveia laminada grossa para decorar o pão (opcional)


Recheio:

1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela em pó
Manteiga o suficiente (aproximadamente 2 a 3 colheres de sopa)



MODO DE PREPARO:

Para ter menos trabalho, o ideal seria bater todos os ingredientes em uma batedeira com gancho espiral até a massa ficar uniforme, por cerca de 15 minutos. Entretanto, como ainda não tenho uma batedeira, tive que botar a mão na massa literalmente. Hehehe. Mas até prefiro assim. É muito legal poder usar as mãos para fazer pão.

Em um recipiente, misture o leite, a água e o fermento. Em uma tigela grande, misture os ingredientes restantes e depois despeje a mistura líquida. Misture tudo com uma espátula e depois com as mãos. Em seguida, coloque a massa sobre uma superfície lisa, previamente enfarinhada, e sove bastante para que a massa fique bem homogênea, por cerca de 15 minutos. Pode ser necessário ir adicionando farinha de trigo comum aos poucos, para a massa ficar um pouco menos grudenta, mas cuidado para não adicionar demais.

Unte uma vasilha com manteiga, coloque a massa, cubra com um filme plástico (ou pano úmido) e deixe descansando por 60 minutos. A massa irá crescer por conta do fermento biológico.

Feito isso, despeje a massa sobre uma superfície lisa enfarinhada. Divida a massa em duas partes iguais. Para cada parte da massa, use um rolo até obter um formato retangular. Com as mãos, espalhe a manteiga sobre a massa, mas não passe muito próximo às bordas. Misture o açúcar mascavo com a canela e espalhe sobre a massa. 




Adicionando o recheio



Comece a enrolar a massa como se fosse um rocambole. Passe um pouco de água por toda a parte externa da massa, com um pincel, e salpique com bastante aveia laminada grossa. Depois coloque as massas em duas formas (para pão de forma) previamente untadas com manteiga e cobertas com papel manteiga. É importante usar o papel manteiga para evitar que o pão grude na forma por causa do açúcar mascavo do recheio que pode entrar em contato com a assadeira quando ir ao forno para assar.

Deixe os pães crescerem em um ambiente sem ventilação até dobrarem de tamanho. Eles podem ser colocados dentro do forno do fogão desligado, por exemplo. Esse tempo vai depender da temperatura ambiente vai levar pelo menos uma horaEm dias frios demora bastante. É preciso ter paciência. Hehehe.



Antes de fermentar




Depois de fermentar


Pré-aqueça o forno à temperatura de 200°C. Coloque os pães crescidos no forno. Deixe assar por pelo menos 25 minutos, até que fiquem dourados.  Na verdade, esse tempo vai depender do forno de cada um. O aroma enebriante da canela vai tomar conta do ambiente. Hehehe. É bom demais.

Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Em seguida, retire os pães das formas para que eles possam resfriar por igual, liberando o calor de dentro e a umidade restante, que ainda irá evaporar.

Pronto! Agora é só experimentar esse pão delicioso que fica ainda melhor com manteiga! É uma delícia!




Comentários

Postagens mais visitadas