PÃO INTEGRAL DE ABÓBORA

Quem não gostaria de comer sempre o seu pão feito em casa? Por conta do nosso dia a dia agitado, nem sempre temos tempo suficiente para botar a mão na massa. E apesar de dar um pouco de ansiedade até ver o pão saindo quentinho do forno, vale super a pena arrumar um tempinho e se aventurar no preparo do seu próprio pão. O sabor é tudo de bom.

O pão caseiro não tem conservantes e é bem mais saudável, principalmente se for integral e acrescido de cereais. Uma grande vantagem no preparo do pão caseiro integral é a flexibilidade de adicionar os cereais e sementes que você desejar. Gosto muito de usar linhaça, aveia, chia e amaranto, mas nem sempre tenho todos eles em casa. Uso o que tiver disponível no momento. Nada impede ainda que sejam usadas as castanhas ou mesmo as uvas passas, por exemplo. Depende do gosto de cada um.



Além de ser um pão integral, essa receita leva abóbora, que é um alimento rico em vitaminas e minerais, e que traz muitos benefícios para a nossa saúde. Entre eles, podemos citar a melhora na saúde dos olhos, a prevenção de doenças coronárias, o reforço do sistema imunológico etc. Para mais informações desses benefícios, clique aqui

Não apenas o sabor desse pão fica incrível, mas também sua cor chama muito a atenção. Com certeza, é um tipo de pão que dá vontade fazer e comer sempre. Sou até suspeito para falar. Hehehe.


PÃO INTEGRAL DE ABÓBORA




INGREDIENTES:

3 e 1/4 xícaras de chá de farinha de trigo branca
2/3 xícara de chá de farinha de trigo integral
3/4 xícara de chá de farinha de centeio
1/2 xícara de chá de aveia laminada grossa (opcional)
1/4 xícara de chá de linhaça (opcional)
1/4 xícara de chá de chia (opcional)
1/4 xícara de chá de amaranto (opcional)
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de sal  
3 colheres de sopa de manteiga
1 e 1/2 colher de sopa de mel
10g (1 sachê) de fermento biológico seco (ou 30g de fermento biológico fresco)
1 ovo
180 a 200 ml de água morna
1 xícara de chá de purê de abóbora*

Pode ser qualquer tipo de abóbora (moranga, pescoço, jacaré ou japonesa). Só vale destacar que algumas desprendem mais líquido que outras, o que implicará em um pouco menos ou mais de água ou farinha. A abóbora japonesa, por exemplo, é mais seca e pode-se usar mais água na receita, ou seja, 200 ml.



MODO DE PREPARO:

Primeiramente, cozinhe a abóbora, de preferência no vapor (usei uma cuscuzeira), e bata no mixer de mão ou no processador ou amasse com um garfo para virar um purê. O tempo de cozimento da abóbora é muito rápido e ela fica bem macia. Deixe esfriar. Vale destacar que a abóbora pode ser cozida juntamente com a casca (e sem sementes) e tudo pode ser aproveitado no purê, pois a casca fica bem macia. Nesse caso, deve-se lavar bem a casca antes de ir para o cozimento. O pão mostrado nas fotos acima foi feito com purê de abóbora japonesa com casca.

Para ter menos trabalho, o ideal seria bater todos os ingredientes em uma batedeira com gancho espiral até a massa ficar uniforme, por cerca de 15 minutos. Entretanto, também é muito legal usar as mãos para fazer pão. Só vai dar um pouco mais de trabalho. Hehehe.

Em um recipiente, misture a água e o fermento até dissolver. Deixe essa em temperatura ambiente até espumar um pouco. Enquanto isso, em uma tigela grande, misture os ingredientes restantes e depois despeje a mistura líquida. Misture tudo com uma espátula e depois com as mãos. Em seguida, coloque a massa sobre uma superfície lisa, previamente enfarinhada, e sove bastante para que a massa fique bem homogênea, por cerca de 15 a 20 minutos. Pode ser necessário ir adicionando farinha de trigo comum aos poucos, para a massa ficar um pouco menos grudenta, mas cuidado para não adicionar demais.

Unte uma vasilha com manteiga, coloque a massa, cubra com um filme plástico (ou pano úmido) e deixe descansando por 60 minutos. A massa irá dobrar de tamanho.

Feito isso, despeje a massa sobre uma superfície lisa enfarinhada. Divida a massa em duas partes iguais. Para cada parte da massa, use um rolo até obter um formato oval. Comece a enrolar a massa como se fosse um rocambole. Depois coloque as massas em duas formas (para pão de forma) previamente untadas com manteiga. 

Deixe os pães crescerem em um ambiente sem ventilação até dobrarem de tamanhoEles podem ser colocados dentro do forno do fogão desligado ou do micro-ondas, por exemplo. Esse tempo vai depender da temperatura ambiente vai levar pelo menos uma horaEm dias frios demora bastante. É preciso ter paciência. Hehehe.

Pré-aqueça o forno à temperatura de 200°C. Coloque os pães crescidos no forno. Deixe assar por pelo menos 25 minutos ou até que fiquem dourados.  Na verdade, esse tempo vai depender do forno de cada um.

Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Em seguida, retire os pães das formas para que eles possam resfriar por igual, liberando o calor de dentro e a umidade restante, que ainda irá evaporar.

Agora é só experimentar esse pão delicioso com um pouco de manteiga, que é a minha combinação preferida! Hummm!

Comentários

Postagens mais visitadas